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TREVO DA MORTE: Obras no trevo de Atalaia seguem a todo o vapor

No trevo de Atalaia será construído um viaduto e suas alças de acesso, que deverão estar finalizados até dezembro de 2015. As obras vão beneficiar mais de 50 mil pessoas por dia; ao todo, serão investidos R$ 130 milhões na duplicação de 22,6 quilômetros. 

Agora pelo jeito a coisa vai andar... As obras de duplicação na BR 376, aguardadas com certa ansiedade por todos os usuários da Rodovia, estão em pleno vapor. A reportagem passou esta semana e observou que apesar do tempo instável, com chuvas no decorrer do dia, as máquinas da empresa que executam o serviço não pararam. O trevo de acesso a Atalaia, com certeza o local mais crítico da rodovia, cuja alcunha de trevo da morte é muito bem fundamentada devido aos constantes casos de acidentes, quase todos fatais. Inúmeros acidentes naquele local têm levado à morte ou a invalidez os envolvidos nas colisões, quase sempre motivadas pela alta velocidade imprimida pelos motoristas por conta de um declive para quem vem do sentido Maringá/Nova Esperança. A falta de atenção ao cruzar o local, seja para quem se destina a Atalaia ou localidades adjacentes quanto para os que vêm em sentido contrário e não se apercebem por distração ou demais fatores, sem observar que ali se trata de um importante cruzamento, eleva uma negativa estatística que a cada ano que passa leva tristeza às inúmeras famílias enlutadas pelas perdas de seus respectivos entes. 
Recentemente foram colocadas ranhuras nas pistas, o que serve para alertar os motoristas mais desavisados que naquela região existe um entroncamento, forçando-os assim a tirar o pé do acelerador e prestar mais atenção a quem cruza o trecho. 
Oportuna antecipação 
Era para começar em janeiro, mas por conta da reivindicação de muitos usuários a concessionária de rodovias Viapar antecipou as obras de duplicação da BR-376, entre das cidades de Mandaguaçu e Nova Esperança. As máquinas e colaboradores da empresa não pararam mais de trabalhar na interseção da BR 376 com a PR 218 – “trevo de Atalaia”. 
A estimativa inicial é que, em todo o projeto, sejam investidos R$ 130 milhões. Uma obra que vai beneficiar mais de 50 mil pessoas por dia, contando àqueles que passam ou não pela praça de pedágio. “Inicialmente vamos duplicar a rodovia entre os quilômetros 140,0 e 141,2 e, na sequência, construir o viaduto no trevo de acesso a Atalaia. Ele está localizado neste intervalo a ser reestruturado primeiro. A duplicação deste trecho deve ser concluída em meados de 2015, já o viaduto e suas alças de acesso serão finalizados até dezembro deste mesmo ano”, informou o diretor de engenharia da Viapar, Jackson Seleme. 

O segmento da duplicação está compreendido entre os quilômetros 135,2 (Nova Esperança) e 157,8 (Mandaguaçu). Além desta passagem em desnível no trevo de Atalaia, a rodovia vai ganhar outras cinco em Mandaguaçu, duas em Nova Esperança e duas em Presidente Castelo Branco. A obra contará ainda com seis retornos em nível, além de melhorias e/ou vias marginais nos municípios já citados. 


NÚMEROS
A estimativa inicial do departamento de engenharia da VIAPAR é que sejam escavados 1.751.100 metros cúbicos de terra, utilizados 72.000 toneladas de massa asfáltica, sem contar com a construção de 54.000 metros lineares de canaletas, a instalação de 5.400 metros de bueiros e 470 metros quadrados de placas para a sinalização vertical. A duplicação tem previsão pra ser finalizada em dezembro de 2016.