Notícias e comunicados

Fique antenado sobre as principais notícias e comunicados para nosso município.

Vacinação em Nova Esperança

Os sábados 8 e 22 serão os dias de intensa mobilização, quando postos de saúde da cidade ficarão abertos para intensificar a campanha.
Começa amanhã, sábado (08) e prossegue até o dia 28 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. Deverão ser vacinadas contra a poliomielite as crianças com idades entre 06 meses e 05 anos incompletos. Já a vacinação contra o Sarampo será feita em crianças entre 01 a 05 anos de idade. Os Postos de Saúde de Nova Esperança já estão preparados para atender a demanda. A campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos e foi antecipada este ano por conta de que no Ceará e em Pernambuco foram casos identificados em ambos os estados em 2013 e 2014. 
O Secretário de Saúde do município Ailton Basso (Tuna) destacou que as vacinas são seguras e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. No caso da vacina oral e da vacina injetável contra o sarampo, as reações são consideradas raras e, no caso da dose contra a pólio, as reações incluem febre ou dor no local da aplicação. "Não podemos ter nenhuma dúvida sobre a necessidade de se manter a população protegida", ressaltou Tuna, que convoca todos os pais para que levem seus filhos a um dos locais de vacinação que a Secretaria de Saúde disponibilizará. O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus.


Prevenção


A continuidade das campanhas é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país. Entre 2013 e 2014, dez países registraram casos de sarampo, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). Como o Brasil recebe uma quantidade grande de turistas e os brasileiros sempre viajam ao exterior, se faz necessária a vigilância na vacinação e a manutenção constante das campanhas, cuja prevenção se dá através da vacina. 
De acordo com a Chefe da Vigilância Epidemiológica de Nova Esperança, Enfermeira Elisa Aiko Aramaki “A poliomieliteé um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação”, explicou. 
O objetivo é manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo. A meta da campanha é vacinar pelo menos 95% das 1477crianças do município. 

Locais de Vacinação


Postos de Saúde: 
Jardim Santo Antonio 
Vila Garça 
Shangri-lá 
Vila Regina 
Central (Praça do Forum) 
Barão de Lucena 
Ivaitinga 
NIS
Das 09h. às 17h.
Levar o cartão de vacinação