Notícias e comunicados

Fique antenado sobre as principais notícias e comunicados para nosso município.

7 dicas para ter uma memória melhor

Com a abundância de informações do dia a dia, fica cada vez mais difícil se lembrar do que é realmente importante. Foi pensando nisso que a empreendedora Stephanie Vozza listou, para o site da revista "Fast Company" sete dicas de como refrescar a memória quando necessário.

1. Tenha uma boa postura

Segundo pesquisadores da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, sentar-se com uma postura, inclinando o queixo para a frente faz com que o fluxo de sangue e oxigênio recebido pelo cérebro chegue a 40%. Isso facilita o acesso às memórias.

2. Feche os olhos

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, aponta que testemunhas conseguem se lembrar melhor dos crimes que presenciaram quando fecham os olhos. "Fechar os olhos é a melhor forma de tentar visualizar os detalhes do que queremos lembrar. Isso funciona tanto para imagens quanto para sons", afirmou Robert Nash, um dos pesquisadores da equipe da Universidade, em entrevista à BBC.

3. Permaneça no mesmo lugar

O ato de se esquecer do que ia pegar quando chega na cozinha tem uma explicação científica: um estudo da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, afirma que mudar de ambiente pode fazer com que uma pessoa se esqueça. Isso porque o cérebro faz uma relação entre um local e as memórias.

4. Use uma fonte diferente

Ler um material em uma fonte tipográfica diferente da que você usa normalmente pode fazer com que você se lembre melhor do conteúdo dele. Uma equipe de psicólogos das Universidades de Princeton e Indiana, nos Estados Unidos, fizeram o teste: um grupo de alunos recebeu um material de estudo com fontes populares, como Arial, e outro com uma não tão utilizada, a Monotype Corsiva. O segundo grupo se saiu melhor nas provas do que o primeiro.

5. Assista a um programa divertido

Rir também pode servir como uma forma de refrescar a memória. Ao dar mais risadas, o corpo produz mais endorfinas, o que reduz o stress e melhora o humor. Essa combinação tem como resultado uma boa memória.

6. Masque chiclete

Mascar chiclete durante reuniões ou seminários pode ser uma boa escolha. Isso porque, de acordo com pesquisa da Universidade de Whales, na Inglaterra, mascar chiclete aumenta a concentração. Como consequência, as chances de você se lembrar do que foi discutido depois são maiores.

7. Faça anotações

Se puder, use um bloco e uma caneta em vez do computador. Em um estudo realizado em conjunto pelas Universidades de Princeton e da Califórnia, nos Estados Unidos, foi observado que os alunos que anotavam manualmente se lembravam com mais clareza das aulas e palestras do que os que utilizaram seus notebooks.