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5 erros cometidos por empresas nas redes sociais em 2014

Além de interagir com a família e os amigos, as pessoas usam as redes sociais para entrar em contato com empresas e se relacionar com suas marcas. O que era algo exclusivo para as grandes empresas, agora se tornou parte da rotina dos pequenos e médios negócios.

Mas o mundo das redes sociais é cheio de riscos, erros e acertos, o que torna cada vez mais importante que os empreendedores fiquem de olho em sua estratégia – e nas dos seus concorrentes.

Segundo Alessandro Lima, CEO da E.life, empresa de pesquisas de inteligência de mercado, uma interação de qualidade e efetiva gera reputação positiva para a marca e um resultado mais eficaz até do que uma campanha publicitária, dependendo do tamanho da repercussão. "Já o contrário, ou seja, uma interação inexistente ou inadequada com o consumidor, pode causar ruídos desnecessários e até grandes estragos na imagem", afirma.

O empreendedor lista, abaixo, o que ele considera os cinco maiores erros de empresas e marcas em 2014. Confiram:

1. Criar diversas páginas para a mesma marca

Este erro acontece bastante com franquias. Como muitos franqueados cuidam do seu próprio marketing, o franqueador, na maioria das vezes,  não consegue alinhar uma presença única para a marca em redes sociais. O resultado é a multiplicação de perfis de uma mesma marca em redes como o Twitter e Facebook, criando confusão para o cliente.

2. Confundir página e perfil no Facebook

Muitas marcas ao tentarem criar uma página acabam criando um perfil. O erro gera uma situação engraçada no Facebook: consumidor e marca se tornando amigos.

3. Não monitorar os grupos do Facebook

Os grupos do Facebook se tornam cada vez mais populares. Hoje há grupos sobre vários temas com milhares de consumidores discutindo todo tipo de tópico ativamente. Com os murais públicos cada vez mais fechados (reflexo da mudança das políticas de privacidade do Facebook em 2014) monitorar os grupos amplia a visão da marca.

4. Achar que o Twitter perdeu relevância

Recentemente o Instagram divulgou um número de usuários maior do que o do Twitter no mundo. Em 2014 muitas empresas deixaram de apostar em ações no Twitter por acharem que a rede perdeu relevância. A rede, porém, nunca gerou tanto buzz como em 2014, quando a Copa do Mundo e outros eventos que aproveitaram o real-time do Twitter, engajaram milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Em 2015 novas parcerias com canais de TV e conteúdo prometem impulsionar ainda mais o alcance do Twitter.

5. Deixar de considerar em ações de marketing novas redes

Um levantamento rápido feito pela E.life em 2014 mostrou que o Snapchat, junto ao Instagram, foi uma das redes sociais que mais cresceram em utilização no Brasil em 2013. Com cem milhões de usuários no mundo e valoração de US$ 10 bilhões, o Snapchat já foi utilizado no Brasil pela TIM e Forever21, e fora do Brasil por TacoBell e HBO. Em tempo gasto, o app do Snapchat foi mais utilizado do que o Twitter pelos jovens americanos de 18-24 anos, segundo a ComScore.